Páginas

Assista nossos programas:

terça-feira, 19 de março de 2013

Abinpet apoia atividades do Instituto Cão Guia


O instituto precisa de doações de remédios para formar 12 novos cães

A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet),
apóia desde 2009 o Instituto Cão Guia Brasil, destinado a treinar cães para guiar pessoas com deficiência visual, formar instrutores, além de promover palestras e workshops em congressos, empresas e instituições de ensino. Hoje, a entidade trabalha em parceria com o Instituto de Responsabilidade e Inclusão Social (IRIS), que atua desde 2002 nesse campo.

O trabalho desenvolvido pelo Instituto Cão Guia não acarreta nenhum custo aos beneficiados e se baseia em doações. No momento, são necessários vermífugos, vacinas, complementos alimentares e remédios para o controle de ectoparasitos, necessário à manutenção dos 21 cães em treinamento, além das 24 duplas graduadas pelo IRIS.

"Sabemos qual é a situação das pessoas com deficiência em nosso país. Nem todos têm acesso a recursos que possibilitem o tratamento adequado para os cães", explica George Thomaz Harrison, Diretor Presidente do Instituto Cão Guia Brasil. Atualmente, há duas mil pessoas na fila de espera para obter um cão-guia, beneficio concedido a cerca de 80 indivíduos no País. Esses animais podem, por exemplo, identificar o movimento do trânsito, desviar de buracos e outros obstáculos, ajudando pessoas com deficiência visual a se locomover.

Guiar é só um dos um dos benefícios proporcionados por um cachorro. O animal pode ser parte de atividades e terapias assistidas, por contribuir para a melhora da capacidade motora, da estima e da interação entre indivíduos. Além disso, a convivência com o cão funciona como uma ação calmante e antidepressiva para pessoas em tratamento, e pode até contribuir para a diminuição da quantidade de medicamentos.

Sobre a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação

A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) representa a indústria Pet, com associados de toda a cadeia produtiva. A entidade congrega os segmentos Pet Food, Pet Vet, Pet Serv e Pet Care.

A Abinpet promove e fortalece o setor Pet, por meio de ações que contribuem para o desenvolvimento dos associados. Além disso, a entidade busca ser referência internacional ao incentivar a sustentabilidade do mercado Pet no Brasil, por meio da conscientização do consumidor.