Assista nossos programas:

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Evento explica as verdades sobre segurança veicular e transporte responsável de cães e gatos


Circuito de palestras promovido pelo Amigos DDC - Centro de Bem Estar Animal, em São Paulo, mostrará aos donos os riscos para humanos e seus animais do transporte inadequado em automóveis. Test drive apontará os riscos de um cão transportado solto: a força do impacto chega a 100 kg

O Código de Trânsito Brasileiro é claro quando proíbe o transporte de animais domésticos soltos dentro do veículo ou mesmo no colo do passageiro, mas poucos se dão conta da seriedade caso haja o descumprimento da lei. Um cão de apenas cinco quilos em uma freiada brusca, por exemplo, pode atingir o motorista com uma força de impacto equivalente a 100 quilos. Para justamente alertar a população da importância do transporte adequado para cães e gatos, o Amigos DDC - Centro de Bem Estar Animal promove em São Paulo um circuito de palestras sobre o assunto.

O evento acontece no dia 10 de novembro, na sede do Amigos DDC, no bairro de Perdizes, e contará com a parceria da Bracannes, fabricante de cintos de segurança exclusivos para cães. Serão três palestras: Larissa Rios, proprietária da Empresa Turismo 4 patas e editora do “Guia 4 Patas”, que vai dar dicas para quem deseja fazer turismo ao lado do melhor amigo do homem; o engenheiro mecânico Denis Martins Rodrigues, que desenvolveu os cintos de segurança da Bracannes e BRAPET, e falará sobre conceitos básicos de segurança veicular e como transportar o pet de forma segura no veículo. Para finalizar a programação, o veterinário e Major Carlos de Almeida Baptista Sobrinho, Chefe da Seção de Cães de Guerra do 2º. BPE, falará sobre o comportamento animal em situações de estresse e risco.

“O cinto de segurança da Bracannes foi estudado e desenvolvido a partir dos conceitos de segurança veicular e transporte, da mesma maneira que um cinto de segurança para humanos”, explica Denis. O empresário conta que tomou todo cuidado para respeitar as características físicas dos cães para uma maior segurança numa situação de acidente. Como diferenciais,  o cinto de segurança dispõe de um sistema de compensação de esforços, e sua guia é equipada com um exclusivo sistema de absorção de impacto. “Ainda há muitas dúvidas sobre como transportar o mascote com segurança. Temos que conscientizar as pessoas de que se o seu filho for na cadeirinha e o cão solto, o risco de grandes danos é muito alto”, explica Amália Maldonado, sócia da Bracannes.

Durante o circuito de palestras, serão apresentados vídeos de test drives em que foram simuladas situações onde cães bonecos são transportados com ou sem segurança. “Muitos animais ainda andam soltos no banco da frente sem que o dono se dê conta dos riscos que isso causa para o cão e também para ele próprio”, explica Luciana Scaramuzza, idealizadora do circuito de palestras. Ela que está à frente do Amigos DCC há 5 anos espera conscientizar os donos dos animais a respeito da posse responsável também nos veículos.

O evento é gratuito e aberto ao público. Para assistir as palestras, basta enviar um e-mail para a Amigos DDC - deborah@amigosddc.com.br e reservar um lugar.

Serviço: Amigos DDC
Endereço: Rua Minerva, 307. Perdizes, São Paulo - SP
(11) 3672-7093
Funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 9h às 22h
Aos sábados, das 9h às 17h