Páginas

Assista nossos programas:

domingo, 3 de janeiro de 2010

GESTAÇÃO DE ELEFANTE

O elefante é um PAQUIDERME HERBÍVORO considerado o maior mamífero da terra. É mais encontrado na África Central e do Sul.

A gestação de uma eloá ou elefanta pode durar até 22 meses. Quando os filhotes nascem, pesam 100 quilos e tem 1m de altura, quando adultos, podem chegar a 7 toneladas. A vida de um elefante pode durar até 120 anos se não sofrer a interferência do homem.

Sua alimentação consiste de ervas, folhas e água. Seus únicos dentes são as presas de marfim. Com elas, o elefante pode separar seus alimentos antes de introduzi-los à boca pela tromba.

Vivem em manadas de até 30 membros, que são orientados por uma líder fêmea adulta e que geralmente é composto por ela, seus filhotes e aparentados.

No seu habitat natural, quando sentem que estão para morrer, procuram um lugar em comum onde encerram a sua vida. Vários pesquisadores, presenciaram as manadas passando por estes locais e tocando as ossadas com as trombas, como se estivessem reverenciando seus antepassados.
Estudos genéticos levaram os pesquisadores a considerar que, o elefante-africano do gênero Loxodonta, contitui três espécies: o elefante-da-savana (Loxodonta africana), o elefante-da-floresta (Loxodonta cyclotis) e uma outra espécie já extinta, o elefante-adaurora precursora do elefante-da-savana. O elefante-africano (Loxodonta africana) é o maior mamífero terrestre, podendo pesar 8 toneladas e medir 5 metros de comprimento, com 4 metros de altura, no caso do macho. A fêmea é bem menor, mede cerca de 3,5 metros de comprimento, tem cerca de 3,2 metros de altura e pesa aproximadamente 3,6 toneladas. A tromba do elefante é a estrutura que mais se destaca em sua anatomia externa e conta com (segundo alguns pesquisadores) cerca de 300 mil músculos, divididos em cinco grupos musculares. Ela representa uma modificação do lábio superior e do nariz e tem uma sensibilidade 10.000 vezes maior que um dedo humano.
Por que são as fêmeas que lideram o bando?
Geralmente, os machos ao completarem aproximadamente 30 anos, iniciam o processo natural de maturidade sexual, devido as altas taxas de hormônio masculino em seus corpos. A TESTOSTERONA aumenta durante 30 dias no ano, causando-lhes um odor característico e atraente para as fêmeas (nós humanos, não conseguimos nem chegar perto, tamanho é o odor terrível). Já para as fêmeas, o macho mais fético é aquele que representa mais força e saúde física e que pode lhe garantir filhotes mais fortes. Quando elas entram no cio, transmitem ruídos em baixa frequencia e que os machos captam pelas vibrações no solo, através de terminações nervosas que possuem em seus pés.
Após a cópula o macho abandona a fêmea deixando o caminho livre para outros machos. Uma fêmea, em geral, acasala 5 vezes para que ocorra a fecundação. Na hora do parto, quando estão em manada as outras fêmeas do bando auxiliam.
Quando sozinhas, a natureza se encarrega de ensinar como agir. Assista este vídeo em que uma eloá dá a luz a um filhote e se desespera quando percebe que ele não está reagindo bem e que poderá perdê-lo:
*
*
Diferenças entre o elefante africano e o asiático

As únicas duas espécies de elefante que sobrevivem na atualidade se diferenciam com facilidade pelo tamanho de suas orelhas: pequenas, no elefante asiático, e muito grandes no elefante africano, mais corpulento (podem medir 1,5 m de comprimento). A tromba preênsil da espécie asiática termina num só lóbulo, enquanto que na africana existem dois lóbulos. As figuras representadas no esquema abaixo correspondem a elefantes machos e, portanto, não se observa a ausência de presas característica da fêmea do elefante asiático, já no elefante africano os dois sexos têm presas. O elefante asiático tem a frente convexa, o lombo arqueado. As duas espécies têm cinco unhas nas patas dianteiras, mas nas traseiras o elefante africano tem três e o asiático, quatro.

Aprendizagem (atuação dos elefantes)

Muitos fatores externos e internos influenciam na aprendizagem, e o indivíduo precisa ter um aparelho chamado "cérebro" para aprender. Está fora de dúvida que o tamanho do cérebro é um fator decisivo na capacidade de aprender. Mas não é apenas o volume total do cérebro que importa, mas sobretudo o do córtex. A quantidade e o tamanho das células nervosas também são importantes.

Um elefante possui um cérebro de 6 kg, e estudiosos observaram que os elefantes (na Índia - onde executam tarefas úteis ao homem), se comportavam como se "soubessem" o que deviam fazer. Esses animais conheciam cerca de 24 comandos para o trabalho, mas, com um mínimo de ordens, puxavam e empurravam toras de madeira, colocando-as num caminhão.

Em testes realizados com elefantes, o animal aprendeu todas as respostas corretas, em troca de recompensa. Em todos os testes, o animal revelou também sua proverbial memória: um ano depois, lembra-se mais de 70 % do que aprendera.

Pré-História
Entre os representantes primitivos dos elefantes, estão os mamutes e os mastodontes - elefantes da Era Glacial. Dos mastodontes havia vários tipos: alguns tinham quatro presas, um par no maxilar superior e outro par no maxilar inferior. Mamute significa em língua tártara, "filho da terra". A explicação para esse nome está no fato de que os nativos da Ásia setentrional encontraram tantos desses animais sepultos na terra e no gelo que acreditaram que eles haviam sido gerados pela própria terra.

Elefante africano
◦Família - Elephantidae:
◦Nome Científico - Loxodonta africana;
◦Peso - de 4 a 6 toneladas;
◦Altura - 5 a 7 metros;
◦Alimentação - (Herbívoro) capim, folhas secas, cascas de árvores e raízes;
◦Tempo de Gestação - 22 meses;
◦Habitat - Florestas tropicais e Savanas;
◦Características - É o maior dos mamíferos terrestres dos tempos modernos. Tanto os machos assim como as fêmeas possuem no maxilar superior dois dentes incisivos (presas) prolongados. Com eles, os elefantes se defendem e procuram alimentos e sais minerais. Os machos são maiores que as fêmeas e possuem também os incisivos mais potentes. A pele é quase nua e a pequena cauda termina numa mecha.

Elefante asiático
◦Família - Primelephas;
◦Nome Científico - Elephas maximus;
◦Peso - de 3 a 5 toneladas;
◦Altura - 2,40 a 3 metros;
◦Alimentação - Folhagens, ervas, bolbos, frutos;
◦Tempo de Gestação - 22 meses. Nasce uma cria, por vezes, ajudada por outras fêmeas;
◦Habitat - Florestas;
◦Características - São utilizados como animais de carga há séculos. Muito agressivos na época de acasalamento, devido aos altos níveis de hormônios masculinos. Os Elefantes Asiáticos são menores que os africanos, tem orelhas menores e apresentam duas protuberâncias abobadadas em cima dos olhos. Em geral as "presas" são menores.
Classificação científica
Família dos Elefantídeos, ordem dos Proboscídeos.

O elefante asiático é classificado como Elephas maximus e o africano, como Loxodonta africana

Classificação científica:
Reino: Animalia.
Filo: Chordata.
Classe: Mammalia.
Ordem: Proboscidea.
Família: Elephantidae.
Gênero: Loxodonta.
Espécie: Loxodonta africana e Loxodonta cyclotis


*
*
*
Publicidade
Preços e estoque limitado