Assista nossos programas:

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Proteja o seu cão contra a leishmaniose

O Brasil enfrenta atualmente o desafio de conter o avanço de uma importante zoonose, a Leishmaniose. Doença causada por um protozoário e que pode ser transmitida entre os homens e os animais. Essa transmissão é feita, principalmente através da picada de um mosquito conhecido popularmente como "palha". O cão tem importante papel na manutenção da doença no ambiente urbano, visto que pode permanecer sem sintomas mesmo estando doente, situação que chamamos de reservatório da doença.

A mais eficiente medida contra a leishmaniose é o combate ao mosquito hospedeiro, mas para isso é necessário o esclarecimento e a orientação da população para que façam uso adequado de inseticidas à base de piretróides nas residências e criatórios.

Associado ao controle ambiental, deve-se investigar os animais suspeitos que apresentem lesões de pele e enviar material para laboratório para realização de diagnóstico diferencial entre a leishmaniose e as neoplasias, micoses profundas e sarna demodécica. O uso de repelentes nos animais também é recomendado. Uma opção é a Scalibor®, produto da Intervet/Schering-Plough Animal Health que protege por até 4 meses. Trata-se de uma coleira prática, sem cheiro, bastante segura e que não sofre interferência da água. Pode ser utilizada conjuntamente com outros produtos, tais como Pulvex® Pour-on e vacinas. Vários trabalhos científicos nacionais e internacionais foram realizados com Scalibor® comprovando que é hoje a mais eficiente arma no controle da leishmaniose em cães.

"A orientação é sempre prevenir e procurar um Médico Veterinário. Esse é o profissional que está capacitado para fornecer todas as orientações no cuidado aos animais de estimação", afirma a veterinária e assistente de marketing da Cobasi, Karine Raile Rocha.

Na Cobasi é possível encontrar aColeira antiparasitária Scalibor® que é indicada no controle de moscas, mosquitos flebótomos (transmissor da leishmaniose) e como auxiliar no controle de carrapatos e pulgas. É indicada a partir de 3 meses de idade podendo ser utilizada em fêmeas gestantes.

Scalibor® possui um sistema de liberação exclusivo o que permite que exista proteção por até 4 meses. Na Cobasi é vendida a coleira antiparasitária Scalibor